Translate

Translate

domingo, 20 de outubro de 2013

OS BLOGS NA EDUCAÇÃO

         A revista Nova Escola deste mês traz valiosas dicas de espaços virtuais que podem contribuir para a aprendizagem. O uso de blogs como ferramenta pedagógica e de comunicação entre os atores do processo de ensino possibilitam a interação e o trabalho colaborativo.
Os blosg tornam-se um espaço educacional privilegiado, pois permite a reflexão sobre a leitura e a escrita do que é postado pelo autor, bem como sobre as mensagens postados pelos visitantes, que colaboram e cooperam formando uma comunidade aberta e receptiva. Desta forma, são ampliadas as possibilidades de um diálogo mais autêntico e profundo com outras formas de saber, outros pontos de vista favorecendo a interdisciplinaridade, ajudando a construir redes sociais e redes de saberes ( Moresco e Behar; 2006, p. 3).
 
         Considero muito importante o uso de blogs pela escola. Na escola onde trabalho os recursos virtuais tem despertado o interesse de professores e alunos. Atividades on line de diversas disciplinas e postagem com informações estão a disposição de alunos e professores.
        Sempre fui envolvida com as novas tecnologias e por motivos diversos criei alguns blogs. Para cumprir uma tarefa de um curso de gestão trabalhei com a temática  meio ambiente, infelizmente não o mantive atualizado.
        Um blog pode ser uma excelente alternativa para divulgar ideias e propostas, com essa visão criei um para a divulgação das propostas para a gestão da diretora da escola onde estou atualmente como coordenadora escolar.
      O blog que mantenho a mais tempo é destinado a Ciência, como professora de Física uso este espaço principalmente para divulgar novidades da área e como fonte de consulta para  preparar meus alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA.
     Nunca havia tido uma aula específica para montar um blog como ocorreu no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFC. O que aprendi tenho colocado em prática com o propósito de tornar mais atrativo e mais eficiente esse meio de comunicação.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário